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CONEXÃO ENTRE SANTOS E GUARUJÁ: UMA NOVELA PRÓXIMA DO FIM

Grandes regiões necessitam de grandes obras. A Baixada Santista vem crescendo demograficamente e para tanto, acomodar uma população ávida por uma infraestrutura decente é o ponto de partida. Uma extensão geográfica relevante que também possui potencial turístico merece tratar dignamente as pessoas com hospitais e núcleos clínicos públicos estruturados, a manutenção de suas vias, ruas e avenidas, a segurança e sua integração da Polícia Militar e Civil com as Guardas Municipais, a abertura e criação de postos de trabalho visando a expansão econômica local, regional e, também um trânsito seguro e rápido ligando todas as cidades do litoral dentre outros.

Viver bem e em harmonia requer a obtenção do equilíbrio com o menos estresse possível, daí a necessidade de estruturação das cidades. A convivência se torna melhor quando as pessoas se sentem valorizadas. Nessa linha de raciocínio, esse valor é sentido quando os munícipes sentem orgulho de suas raízes identitárias.

Os munícipes de Santos e Guarujá sentem a desvalorização moral quando se mencionam o fluxo do tráfego entre ambos os municípios e suas péssimas condições. Há décadas sofrem com uma travessia cansativa e de Terceiro Mundo. Oras a cidade de Santos é maravilhosa com uma série de aspectos positivos estruturais, mas quando se trata da balsa não há quem goste. O mesmo pode-se dizer de Guarujá, um lindo município, também conhecido como a ‘Pérola do Atlântico’ com enorme potencial turístico, mas que, no que tange a travessia, não há quem suporte horas e horas nas filas de travessia, com carros, bicicletas e a pé, principalmente em feriados prolongados e férias escolares.

Obviamente que, se dependesse da vontade dos munícipes dessas duas cidades, por unanimidade, seria eleito à feitura de uma conexão segura e viável entre ambas, mas, a competência legal para a obra sair do plano teórico e chegar efetivamente na prática, depende exclusivamente dos níveis de governo estadual e federal.

Entretanto, hodiernamente, desponta a possibilidade do deslinde dessa causa. Felizmente, os governos estadual e federal se reuniram em Brasília no dia 30/01/2024 para iniciarem os encontros rumo à finalização do projeto. Este será inserido no Programa de Aceleração de Crescimento – PAC e está orçada em torno de 6 bilhões de reais. A próxima reunião foi prevista e realizada no dia 02/02/2024 para ratificação da realização da obra oficialmente, sacramentando a respectiva parceria entre Estado de São Paulo e União solenemente.

Vários projetos foram desenhados ao longo do tempo, dentre eles pontes suspensas e túneis submersos. O projeto do túnel foi o escolhido e a passagem submersa ligará os municípios em poucos minutos o que facilitará a vida das pessoas que atravessam diariamente de um lado ao outro, aliás, às vezes, mais de uma vez.

Enfim, uma novela que se arrasta por décadas pode estar chegando ao seu final feliz. Os munícipes de Santos e Guarujá merecem a efetivação dessa grande obra, pois nessa novela sempre foram considerados coadjuvantes, mas, cremos que atualmente, passam a ser protagonistas, felizmente. Não podemos deixar de externar que, a realização dessa estrutura também beneficiará aos demais municípios da região, pois, em termos de integração e logística, muitos trabalhadores e trabalhadoras pertencentes aos quadros do Porto de Santos, das Marinas, do comércio e demais nichos, residem nas  outras cidades do Litoral Sul e poderão usufruir de um tráfego mais seguro e rápido para a chegada e saída dos seus empregos e demais compromissos.

Dr. Edney Firmino Abrantes é Advogado, Cientista Político, Professor e Pesquisador. É Especialista, Mestre e Doutor. É autor do livro “Construção e desconstrução imagética dos políticos nas campanhas eleitorais”, dentre outros. É autor de inúmeros artigos científicos e de opinião em sites e revistas especializadas sejam físicas e ou digitais. É colunista do site Fatos Políticos.Contato: [email protected]

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